"Ao caminho entrego nosso encontro." [Caio F.]

domingo, 16 de maio de 2010

Trabalho Interdisciplinar - Comentários

Alunas,
A educação se faz com seriedade, porém nunca esquecendo o sentido lúdico do processo. Esses são os vídeos de um trabalho da Publicidade do Prof. Romilson Marco, com o 7° período.
Assistam e comentem sobre a educação enquanto aspecto lúdico desse trabalho. Como referência utilizem textos da apostila de Artes, sobre brincadeiras e sobre o teatro.


Uóshito no Ídolos (vídeo inicial) - http://www.youtube.com/watch?v=IAcDWnolMjI&feature=related
O mundo de Uóshito - http://www.youtube.com/watch?v=hPzsku0NVCk&feature=related
Vídeo final de Uóshito - http://www.youtube.com/watch?v=MTj99if4kxo

39 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. No começo do vídeo de Uóshito ele fala que tem um trauma,
    Que só consegue cantar debaixo do chuveiro, mas no decorrer
    Dos outros vídeos, pude observar um avanço, pois aos poucos
    ele foi superando o seu trauma até conseguir cantar fora do
    chuveiro.

    Thamires Toledo Brito
    3º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  3. O video do Uoshiton mostra de forma divertida e interessante como podemos passar uma imagem através da linguem e expressão.
    A linguagem por ele utilizada consegue prender a atenção do público expontaneamente.

    Liliane Avelar Amorim de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Retificando a postagem anterior.
    Caras colegas desculpem-me o erro acima, onde se lê "linguem" favor substituir por linguagem.
    Liliane

    ResponderExcluir
  5. Quando Uóshito diz possuir um trauma, ele utiliza formas corporais, de linguagem e expressão para então conseguir desenvolver-se como cantor. Tendo como cenario o banheiro, ele situa-se de uma forma mais espontânea, mostrando em seu vídeo de uma forma bem humorada estar bem à vontade.
    ALINE DANIELE MATEUS, ALUNA DO TERCEIRO PERIODO DE PEDAGOGIA-UNIS/MG VARGINHA

    ResponderExcluir
  6. No primeiro vídeo Uóshito fala de um sonho que é ser cantor e de um trauma que o impede de cantar, afirmando que só consegue cantar debaixo do chuveiro; mas com os outros vídeos foi possível perceber que Uóshito foi superando aos poucos esse trauma, e utilizando formas corporais de linguagens e expressão ele conseguiu se soltar na música , mas, ele ainda se encontra dentro do banheiro, um ambiente que certamente ele se sente mais seguro e a vontade para se manifestar. O vídeo é muito divertido e chama bastante a atenção.
    REGIANE APARECIDA AMORIM 3° PERÍODO PEDAGOGIA UNIS/MG

    ResponderExcluir
  7. Observei nos vídeos de Uóshito, que no começo ele tinha um trauma, o de só conseguir cantar em banheiros, mas no decorrer dos outros vídeos aos poucos ele foi vencendo o seu trauma.
    Com isso, apesar da clara limitação cultural, pois podemos verificar que o inglês por ele apresentado no segundo vídeo é claramente errôneo, bem como a própria limitação do português, ele conseguiu achar uma maneira de se expressar, que por sinal é super descontraída, pois ele utiliza uma linguagem simples e espontânea.
    Esse vídeo serve como um exemplo para nós, pois ele nos deixa claro a importância de se trabalhar com o Lúdico (teatro, jogos, entre outros) desde cedo com as nossas crianças, para que não cresçam com alguns traumas, que possam atrapalhar o seu desenvolvimento, além de demonstrar que determinadas limitações, podem sim com esforço serem plenamente superadas.

    Abraços...
    Daniela Carla Monteiro
    3º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  8. No vídeo do Uóshito pode-se perceber o sonho de uma pessoa de cantar, porém este mesmo é barrado por um trauma, no qual o mesmo só consegue cantar embaixo do chuveiro, pra ele mesmo...
    Contudo nos demais videos nos mostra a superação do trauma, de forma bem dinamica e lúdica, se espressando mais ele consegue realizar seu sonho, fazendo do banheiro um lugar de inspiração...
    E este video serve para nós como incentivo, pois quando temos um sonho devemos ser persistentes pois limitação alguma pode atrapalhar um verdadeiro sonho.
    E no que diz respeito as crianças com limitações sermos bem claras e ludicas com as mesmas.

    Fernanda Karine Rosa / 3° Período

    ResponderExcluir
  9. Nos vídeos de Uóshito, podemos perceber várias coisas, mas o que mais chama a atenção, é para o trauma sofrido por ele na infancia, fazendo com que hoje ele consiga cantar apenas debaixo do chuveiro, então nos outros vídeos podemos notar a presença d algum objeto que possui dentro do banheiro, fazendo com que ele consiga cantar...
    Ele é um exemplo, que mesmo com o trauma, conseguiu se apresentar de alguma forma, e aos poucos superar isso, por isso, nunca devemos limitar o sonho de alguém, ainda mais criança, pois no futuro, poderá ser uma pessoa frustrada e cheia de limitações.

    Ana Rita Nogueira Fidélis
    3º Período PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  10. Observa-se no decorrer dos videos, um desenvolvimento do personagem, onde ele adimite uma dificuldade (cantar em publico, so consegue cantar no banheiro), e faz com que a sua dificuldade se torne o "novo" para a sociedade, superando as barreiras e nao deixando que o diferente o impossibilite de realizar seus sonhos, foi o que lhe aconteceu. Nos dando uma lição e superação e investimento nos nossos ideias, mas sem perder a individualidade.

    Francine Novais
    3º Período - Pedagogia

    ResponderExcluir
  11. Os videos mostrama evolução do Uóshito.Quebra preconceitos e barreiras já que ele só cantava no banheiro e depois consegue fazer uma propaganda de alimento, saindo do óbvio para o inesperado.Além de engraçado é muito criativo.

    Janaína
    3º Período - Pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Percebi que Uóshito sofre de um trauma que o impede de realizar seu sonho, que é cantar. Mas de certa forma ele esta conseguindo se superar, e carregando consigo alguns objetos de banheiro que o motive ou de inspiração.
    Mas o que conclui sobre isso é quão e importante trabalhar com o lúdico na educação infantil, pois é ali que tudo começa para um futuro cidadão, a qual for seu sonho depois de adulto, o lúdico é base de qualquer carreira profissional.


    Alda Nara
    3º Periodo de Pedagogia

    ResponderExcluir
  13. Nos vídeos de Uóshito podemos observar que no começo ele diz que tem um trauma ( que só cantava no banheiro) mais na medida que vai passando ele consegue deixar este trauma de lado e começa a se desenvolver suas formas de linguagem , expressão e com isto ele começa e soltar cada vez mais!Muito legal o video.

    Talita S. Alves / 3º Periodo de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  14. No começo do vídeo de Uóshito ele fala que tem um trauma, que só consegue cantar de baixo do chuveiro, mas no decorrer dos outros vídeos, pude observar um avanço, pois atraves das formas corporais de linguagem e expressão ele foi superando seu trauma até conseguir cantar fora do chuveiro.

    Thamires Toledo Brito
    3ºPeríodo de Pedagogia

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Quando o Uóshito começa seu vídeo ele conta que tem um trauma de infância, mais nos decorrer dos videos ele demonstra uma evolução através da linguagem e expressão corporal, ele passa a cantar sempre com um objeto que encontramos no banheiro e isso faz com que ele se sinta mais seguro para realizar seu sonho de ser cantor, tanto que o comercial que ele grava no final e feito em um banheiro.

    Pamela Martins de Souza
    3° Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  18. No primeiro Uóshito vídeo mostra que ele obteve um trauma, e ele só conseguia cantar no banheiro. Nos próximos vídeos podemos ver a evolução, que ele supera o trauma e consegue até cantar divulgandoo uma propaganda. À partir dos vídeos podemos perceber que se trabalhado todos os traumas podem ser superados.


    Sarah
    3° Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  19. No 1° vídeo Uóshito nos conta sua história relatando um sonho, ser cantor, e ao mesmo tempo um trauma que dificulta seu sonho, ele só canta dentro do banheiro!
    No decorrer de sua história, percebemos que ele começa a progredir e a cantar, usando de expressão corporal, da linguagem e enfim do lúdico; porém sempre dentro do banheiro...
    No 3° vídeo vemos que ele conseguiu progredir e finalmente conseguiu realizar seu sonho de ser cantor... com apenas um detalhe: gravando o comercial dentro do banheiro! lugar que sempre lhe deu segurança.
    É importante que nós professores saibamos usar do lúdico pra ajudar nossos alunos a superar traumas... muitas vezes temos alunos com traumas quase irreparáveis e não percebemos ou não sabemos como lidar com isso. o lúdico é muito importante para o desenvolvimento da criança, e se o nosso protagonista Uóshito, tivesse tido um incentivo no aspecto lúdico, mais tarde ele não apresentaria esse medo de cantar em público, (rovavelmente repreendido enquanto criança).

    Abraços...
    Tamirys Mieli Teixeira
    3° período de pedagogia

    ResponderExcluir
  20. Olha! Acho que de bobo, só a cara e o jeito de andar, dá para perceber que ele é de família humilde, cujo nome, veio de Washington, que provavelmente tenha sido registrado conforme seu pai ou mãe pronunciou, vejo estes vídeos e o fato dele cantar no banheiro, como estratégia para ganhar a mídia, coisa que muita gente está procurando hoje. Primeiramente se ele participou de um concurso, teve coragem de aparecer na TV, que é uma barreira intransponível para muita gente, logo, timidez acredito que não exista, ao contrário, os vídeos que ele tem apresentado foi uma irreverente forma de aparecer, pode ser que tenha até uma produção por trás disto tudo, mas, devemos valorizar o artista que criou uma forma de chamar atenção, talvez como cantor profissional e ganhar para se tornar um ídolo, para ele seria impossível, o vídeo mostra que ele mal sabe cantar e nos serve de exemplo, pois, na carreira de professor temos usar a criatividade para chamar a atenção do aluno para o aprendizado, como dissemos pura estratégia, observamos que deu certo e aos poucos ele vai se libertando da história que ele criou e mostrando uma evolução, não é difícil de acreditar que existam pessoas assim, a pessoa que canta no banheiro, ou sai do banheiro para o sucesso, ou continua anônimo.

    Rossiane C. N. Ramos 3º período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  21. Débora 3° Período de Pedagogia

    Está difícil, querer ser cantor e só conseguir cantar debaixo do chuveiro é um problema. Mas continue tentando, se você saiu da “terrinha” com esse objetivo vá em frente, para Deus nada é impossível!
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  22. Ana Cristina de Paula Abreu - 3º Período Pedagogia
    Olá Pessoal,
    Percebo no primeiro vídeo uma grande frustração de Uóshito, contando sua história de vida e procurando em São Paulo uma melhor qualidade de vida e a realização de seu sonho que só se concretizará quando ele deixar de ter a timidez que o impede de cantar(somente cantando embaixo do chuveiro). Já no segundo vídeo percebo a presença de outro objeto no banheiro que faz com que Uóshito cante, o vaso sanitário, e uma não preocupação com que está se passando naquele momento, aparentemente se deixando levar. E no terceiro vídeo percebo o mesmo objeto do vídeo anterior e mais um auxiliando Uóshito a cantar, a vassoura, já neste ele está com uma postura bem diferente bem tranqüilo e relaxado. Relacionando os vídeos com as aulas e textos de artes percebo que Uóshito gradativamente foi se adaptando através dos movimentos corporais trabalhando assim sua potencialidade imaginativa. Assim devemos fazer com as crianças, proporcionando os movimentos corporais irão se expressar adquirindo confiança, conhecendo a si próprio e eliminando a timidez, por meio principalmente do contato com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  23. Ana Cristina de Paula Abreu - 3º Período Pedagogia
    Olá Pessoal,
    Percebo no primeiro vídeo uma grande frustração de Uóshito, contando sua história de vida e procurando em São Paulo uma melhor qualidade de vida e a realização de seu sonho que só se concretizará quando ele deixar de ter a timidez que o impede de cantar(somente cantando embaixo do chuveiro). Já no segundo vídeo percebo a presença de outro objeto no banheiro que faz com que Uóshito cante, o vaso sanitário, e uma não preocupação com que está se passando naquele momento, aparentemente se deixando levar. E no terceiro vídeo percebo o mesmo objeto do vídeo anterior e mais um auxiliando Uóshito a cantar, a vassoura, já neste ele está com uma postura bem diferente bem tranqüilo e relaxado. Relacionando os vídeos com as aulas e textos de artes percebo que Uóshito gradativamente foi se adaptando através dos movimentos corporais trabalhando assim sua potencialidade imaginativa. Assim devemos fazer com as crianças, proporcionando os movimentos corporais irão se expressar adquirindo confiança, conhecendo a si próprio e eliminando a timidez, por meio principalmente do contato com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  24. Ana Cristina de Paula Abreu - 3º Período Pedagogia
    Olá Pessoal,
    Percebo no primeiro vídeo uma grande frustração de Uóshito, contando sua história de vida e procurando em São Paulo uma melhor qualidade de vida e a realização de seu sonho que só se concretizará quando ele deixar de ter a timidez que o impede de cantar(somente cantando embaixo do chuveiro). Já no segundo vídeo percebo a presença de outro objeto no banheiro que faz com que Uóshito cante, o vaso sanitário, e uma não preocupação com que está se passando naquele momento, aparentemente se deixando levar. E no terceiro vídeo percebo o mesmo objeto do vídeo anterior e mais um auxiliando Uóshito a cantar, a vassoura, já neste ele está com uma postura bem diferente bem tranqüilo e relaxado. Relacionando os vídeos com as aulas e textos de artes percebo que Uóshito gradativamente foi se adaptando através dos movimentos corporais trabalhando assim sua potencialidade imaginativa. Assim devemos fazer com as crianças, proporcionando os movimentos corporais irão se expressar adquirindo confiança, conhecendo a si próprio e eliminando a timidez, por meio principalmente do contato com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  25. Mariny 3°Período

    No primeiro vídeo percebe-se que Uóshito apresenta dificuldade para cantar,exceto debaixo do chuveiro.Mas nem por isso ele desistiu de seu sonho.Encarou o desafio de cantar perante o público,pois isso era um objetivo de extrema importância a ser alcançado.

    ResponderExcluir
  26. Gisele 3°Período

    Uóshito tinha um desafio,o de cantar em público.Mas só conseguia debaixo do chuveiro.Mas isso não o impediu de realizar o seu sonho,encarando com garra e força de vontade.E assim é nossa vida,cheia de altos e baixos,mas é preciso encarar e não desistir de nossos sonhos independente das dificuldades.

    ResponderExcluir
  27. wanderlina 3°periodo
    a dificuldade do cantor,foi superada quando ele conseguiu enfim,cantar no banheiro.foi a forma de expressão e linguagem usada,onde ele se libertou e se encontrou.

    ResponderExcluir
  28. LUDYMILLA 3°PERÍODO

    No primeiro vídeo o Uóshito fala sobre sua vida com o sotaque de sua região proporcionando assim trabalhar o lúdico e fazer o aluno perceber o tipo de fala, a região que possui esta fala, enfim fazer uso da linguagem, ele está em uma entrevista. Já no segundo vídeo, pode-se perceber a expressão do sol e o ambiente, fazendo correspondência com o teatro, já que este faz grande uso de expressões para representar determinada situação. Já no terceiro vídeo, pode trabalhar o lúdico através do ambiente em que ele está, o que caracteriza este ambiente, e perceber que no teatro você pode transformar objetos no que quiser, mostrando que Uóshito usou o cabo de vassoura para representar um microfone. O personagem usou a sua dificuldade para se tornar um pop star, usando criatividade e imaginação.

    ResponderExcluir
  29. Os videos mostram a vida de Uóshito que tinha um sonho que era cantar, porém por causa de um trauma ele só consegue cantar debaixo do chuveiro. No segundo video podemos ver como esse sonho é real pois o "mundo" dele é cantar. Já no terceiro video há uma grande evolução de Uóshito, pois já que ele tem um grande talento que é cantar, ele se torna um garoto propaganda em um ambiente que o deixa mais a vontade para se expressar.
    Gostaria de destacar um trecho da apostila de Arte-Educação, onde podemos fazer um paralelo com os videos e pensarmos em nossa prática.
    " Através das brincadeiras as crianças vivem situações ilusórias e aprendem a elaborar seu imaginário, e muitas vezes, até a buscar a realização de seus desejos, mesmo que sejam irrealizáveis."

    Larissa
    3º Periodo - Pedagogia

    ResponderExcluir
  30. Uóshito tem um sonho de ser cantor, mas tem um trauma que o impede, pois ele só consegue cantar debaixo do chuveiro, mas no decorrer dos vídeos Uóshito vai superando esse trauma, percebe-se que objetos relacionados com o ambiente como a vassoura, lhe deixa mais tranqüilo e relaxado para cantar, assim aos poucos Uóshito se adaptou aos movimentos corporais trabalhando sua imaginação, conseguindo confiança e perdendo a timidez da relação social. Um exemplo de superação.

    Lídia
    3º Período
    Pedagogia

    ResponderExcluir
  31. Uósiton é um excelente cantor, mas tem um trauma que ocorreu na infância,porem devido algum trauma na infância, ou alguma repressão de sua criatividade e imaginação, Uósiton não conseguiu perder este trauma. Mas com os poucos que mostra o vídeo ele esta indo no caminho certo, esta conseguindo adquirir este contato social que ele não conseguia!realmente é um grande exemplo de superação!!
    ANNE 3° periodo de pedagogia

    ResponderExcluir
  32. GILCILENE GARCIA (GiiiL)

    O video de Uósiton mostra como o trauma mal resolvido paraliza a pessoa,o fato de ele conseguir cantar só debaixo do chuveiro são reflexos desse trauma ocorrido na sua infância. por outro lado nos ensina meios de trabalhar o ludico com as crianças sem com elas sofram esses traumas também. no outro videoé explorado mais a expressão para transmitir a linguagem. O terceiro video mostra que devemos abusar dos objetos que nos rodea em uma peça de teatro afim de expressar,Uósiton usou tudo que podia até conseguir chegar onde queria.

    ResponderExcluir
  33. o video do Uósiton,relada a infância cheia de traumas e medos, ele era muito timido e isso o prejudicava muito.Sua timides atrapalhou muito em realizar o seu grande sonho de ser cantor,o video nos demostra que nao devemos ser levados pelos medos e as frustrações.Que todas as nossas fraquessas podem ser superadas

    ResponderExcluir
  34. Uóshito, relatando um sonho, ser cantor, e ao mesmo tempo um trauma que dificulta seu sonho, sofre um trauma que o impede de realizar seu sonho, que é cantar, ele só cantava no banheiro e depois consegue fazer uma propaganda de alimento, algo inesperado, além de engraçado e muito criativo, fala sobre sua vida e o sotaque diferente da região que possui esta fala, usando a linguagem, ele está em uma entrevista. Mas de certa forma ele esta conseguindo se superar, e carregando consigo alguns objetos de banheiro que o motive ou de inspiração,ele começa a progredir e a cantar, usando de expressão corporal, da linguagem e enfim do lúdico; porém sempre dentro do banheiro...Podendo perceber a correspondência teatral já que este faz grande uso de expressões para representar determinada situação, caracterizando perceber que no teatro você pode transformar objetos. personagem usou a sua dificuldade para se tornar um pop star, usando criatividade e imaginação.
    O lúdico é muito importante para o desenvolvimento da criança,proporcionando os movimentos corporais irão se expressar adquirindo confiança.

    Jéssica Mariano Mendes
    3° periodo de pedagogia

    ResponderExcluir
  35. O vídeo relata a experiência de um jovem que apesar de seus traumas e dificuldades consegue aos poucos se superar e realizar seus principais ideais, que no caso é cantar. Isso nos mostra que os sonhos podem sim ser atingidos quando há esforço e dedicação.

    Jéssica Semionato
    3º período - pedagogia

    ResponderExcluir
  36. Michele - 3º Período de Pedagogia

    O que tem massacrado o interesse pelo aprendizado, é a falta de se trabalhar de maneira lúdica as práticas pedagógicas, muitos educadores preocupados somente com a transmissão de conteúdos, não exploram a imaginação e criação de seus alunos, e isso resulta em desinteresse e na rotulação de que aprender é algo cansativo e sem graça.
    Esses vídeos mostram que se impedirmos a criação das crianças, vamos reproduzir adultos bloqueados e que não conseguem se expressarem, porém com muito bom humor ele mostra que sempre está em tempo de nos libertarmos dos nossos traumas!!!!
    Abraços à todos!!

    ResponderExcluir
  37. Daniely Baroni

    Percebi a garra e a força de vontade de Uóshito em frente sua dificuldade de cantar. Transformando isso não em uma barreira mas em um degrau,no qual ele iria alcançar.

    ResponderExcluir
  38. Rosemeire Aparecida de Souza
    3º período de Pedagogia

    O vídeo de Uóshito. Observei que devido ao trauma uohito catava somente no banheiro. Nesse caso ele não desistiu e foi persistente em realizar o seu sonho. Para vencer traumase outras dificuldades da vida é de grande importância a ajuda divina e psicólogos e fazermos nossa parte tendo força de vontade de querer mudar de vida.sÓ CONSEGUE VENCER E REALIZAR OS SONHOS QUEM É PERSISTENTE QUE NÃO OLHA PARA AS DIFICULDADES

    ResponderExcluir