"Ao caminho entrego nosso encontro." [Caio F.]

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Filme O sorriso de Mona Lisa

Alunas,

O momento de apreciação do filme O sorriso de Mona Lisa propiciará oportunidade para refletir sobre a fundamentação teórica e a prática de formação em Arte educação.
Vamos ao trabalho.
O filme é lindo e muito próprio para a Educação .
Aguardo os comentários.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Educadora Katherine, do filme O Sorriso de Mona lisa conduzia as aulas de história da arte, ela utilizava de diferentes métodos educacionais para propiciar as alunas um ensino de qualidade, abandonou a apostila que era elaborada pelo colégio e passou a utilizar de slides para despertar o interesse das alunas na sua disciplina. Em suas aulas as alunas tinham liberdade de pesquisar, e construir novas concepções sobre a arte, valorizava também a experiência extra-escolar levando suas alunas à exposições de artes. Katherine não era uma professora limitada, pois sempre inovava suas aulas buscando informações fora da apostila. Mesmo assim, sendo uma excelente educadora, não foi valorizada pelo colégio, sendo convidada para afastar de seu cargo, caso não quisesse seguir as normas do estabelecimento de ensino.
    Podemos perceber neste filme as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação que querem evoluir e melhorar o ensino, porém, encontram obstáculos na própria escola que não está aberta a novas sugestões.

    Lídia Abreu
    3º Período
    Pedagogia

    ResponderExcluir
  3. A trama gira em torno de Katherine, professora recem formada, apaixonada por artes moderna, não pretendendo cair na mesmice e fazer feio resolver utilizar métodos, introduzindo em suas aulas o universo mais audacioso da arte, fazendo suas alunas pensar, sentir e agir, ao contrário do que pregava a instituição.
    A professora tenta mostrar as suas alunas uma maneira diferente de pensar e agir, referindo muitas vezes as condições em que a mulher se encontrava, com isso, ela vai ganhando a confiança das alunas, e até opinar algumas vezes sobre a vida das mesmas.
    Logo, com a mentalidade generalizada, ela enfrenta várias dificuldades no que diz respeito a educação, pois por tentar inovar a maneira de ensinar ela teve que sair da escola onde lecionava.
    Portanto, o filme nos mostra que muitas vezes nós queremos mudar para melhorar, mais as instituiçoes de ensino não querem ver a mudança, deixando-se cair no comodismo e não aceitando inovações. O que gera os obstáculos encontrados pelos professores.

    ResponderExcluir
  4. O filme mostra uma situação muito interessante de uma professora nos anos 50 que não se conformava com a situação das mulheres da época; de submissão, ser “preparada” para o casamento, o maior objetivo das moças do colégio. E tenta mostrar outro olhar, outra visão para o mundo, que elas podiam e deveriam ser elas mesmas e não um produto da sociedade. Mas como tudo na vida a ideologia dominante, o apelo comercial, das famílias e da sociedade, há resistências. Como podemos observar ainda hoje na educação a resistências das escolas, para aceitar o novo, sair do tradicionalismo.

    Débora Freire
    3ª período
    Pedagogia

    ResponderExcluir
  5. O filme O Sorriso de Mona Lisa é um filme muito interessante que fala sobre a luta de uma professora inovadora que lecionava aulas de História da Arte em uma escola muito tradicionalista na década de 50. Suas alunas eram todas mulheres e o costume da época era formar as mulheres para serem apenas boas donas de casa, esposas e mães dedicadas. Diante disso, a professora convence as alunas que é possível conciliar o papel de dona de casa e esposas com a carreira profissional , pode-se dizer que a professora foi uma verdadeira amiga de suas alunas, pois existia uma relação muito próxima entre elas.
    Além disso, a educadora ampliou seus métodos de ensino, utilizando slides em suas aulas e levando suas alunas para visitar exposições de Arte, rompendo assim com a "decoreba" das apostilas limitadas oferecidas pelo colégio. Essas atitudes não foram bem vistas pelo colégio então ela encontrou muitas dificuldades pela sua trajetória profissional e bateu de frente com várias barreiras do tradicionalismo da época, pois o colégio não aceitou suas idéias de inovação.
    Com base no que foi mencionado acima,e observando a realidade dos professores que lutam para serem inovadores, diferentes do tradicional, é possível constatar as dificuldades que esses profissionais da educação encontram quando resolvem mudar sua maneira de ensinar rompendo com o tradicionalismo, nos dias atuais isso vem diminuindo, mas ainda existe uma resistência de algumas escolas em aceitar idéias novas. Através do filme é póssível refletir melhor sobre nosso papel de educadoras, pois apesar de todas as dificuldades ainda vale a pena ser inovadoras lutando sempre para superar as dificuldades encontradas pelos caminhos da nossa profissão.

    REGIANE APARECIDA AMORIM
    3° PERÍODO
    PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  6. O filme o Sorriso de Mona Lisa retrata fielmente como é a escola nos tempos atuais, pois relata a história de uma professora que busca novas formas de aprendizagem através de práticas extra classe, dinâmicas e troca de experiências. Porém suas idéias não são valorizadas e a professora não possui apoio da escola para transformar algumas idéias antigas em futuros projetos. Com o exemplo do filme ainda podemos acreditar em uma educação prazerosa e harmônica , pois alguns educadores ainda buscam pela inovação e acreditam que a escola pode sim transformar a o mundo.

    Jéssica Semionato
    3º Período - Pedagogia

    ResponderExcluir
  7. O filme aborda a situação de uma professora que precisou modificar sua didática depois do primeiro dia de aula,quando se deparou com alunas que já tinha prévio conteúdo, tornando sua aula frustante e sem efeito.A partir disso, a professora leva as alunas para conhecer obras de artes diferentes e assim dispertar a curiosidade e a capacidade de discussão e pesquisa por parte delas.Com isso suas aulas se tornam mais interessantes e a professora consegue resgatar a autoridade.
    Apesar de obter frutos por sua atuação criativa, a professora sofre uma dura avaliação, que por sua vez impõe condições para que ela permaneça no colégio.Não querendo abrir mão do que ela acreditava, ela decidiu por não ficar, e partiu com a certeza de que pelo menos naquela alunas havia deixado suas marcas.
    O filme nos mostra que apesar de todas as dificuldades ainda vale a pena lutar por uma educação melhor e que isso depende de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Thamires Toledo Brito
    3º Período Pedagogia

    ResponderExcluir
  9. Ana Cristina Abreu
    3º Período

    O filme retrata a história de Katharine Watson que para a década de 50 era uma professora bastante futurista. Assim a professora percebendo que as alunas já sabiam o conteúdo didático começa a levar temas que fazem com que as alunas pesquisassem e discutissem sobre o tema, deixando assim sua marca entre aquelas alunas, porém a professora sofre muita resistência do colégio sendo assim pressionada para seguir as regras da escola Wellesly e então Katharine decide sair do colégio tendo a certeza de que pelo menos deixou o seu nome dentre aquelas alunas em meio uma sociedade extremamente machista. Assim percebo que nós como futuras pedagogas como a professora Katharine devemos sempre estar em busca de mudanças, e não pensarmos somente através de nossa época e sim também ter uma visão futurista utilizando da arte como um início e não um fim.

    ResponderExcluir
  10. O filme relata a professora Katharine, uma educadora com ideias inovadoras, que é contratada por uma escola rigida e tradicional. A profesora fica impressionada ao ver suas aluna condicionadas a muitas limitações e "decorebas". Então, ela tentou ampliar os metodos educacionais, Inovando as formas de ensinar. A professora demonstrava estar muito preocupada com o futuro de suas alunas, desenvolvendo o seu papel como educadora de forma inovadora não permitindo que suas alunas se tornassem apenas "mamães e domesticas".Como futuras educadoras, devemos ser criticas em relação a escolas como estas que Katharine trabalhou, e assim como elas devemos ter em mente esse grande exemplo, ser critica, e tentar modificar tantas limitações.
    ALINE DANIELE MATEUS 3° PERIODO PEDAGOGIA UNIS/MG

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O filme gira em torno de uma professora que acabou se formar e que no seu primeiro dia de aula ve que a sala em que vai trabalhar já vem uma carga sobre o conteúdo e ela resolve mudar todo o esquema de trabalho naquela escola, como ela e apaixonada por artes começa a levar suas alunas para exposições, realizando assim uma aula mais dinâmica gerando mais liberdade e mais discussões em sala, mais nem todas suas atitudes são aprovadas pela escola, mais nao a faz desistir de sua profissão.
    Podemos notar que ate mesmo naquela época a profissão de professor nao tinha seus devidos reconhecimentos, mais não podemos deixar essas situações nos derrubar, pois nossa profissão e muito importante, nunca devemos desvalorizar um professor e muito menos seus métodos de ensino, devemos cada vez mais incentivar para que escola e alunos aprendam juntos.

    Pamela Martins de Souza
    3° Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O filme Sorriso de Mona lisa , conta a historia de um professora (Katharine Watson) recém- graduada , em aulas de Historia da Arte. Ela chega para trabalhar em uma escola conservadorista e incomodada com isto resolve fazer umas mudanças , ou seja lutar contra as normas do colegio , para que suas alunas soubesse enfrentar os desafios da vida.
    Enfim este filme e muito bom para mostrar que não devemos nos acomodar em certas coisas, e sim lutar e ir atraz de mudanças .

    Talita S. Alves
    3º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  15. O filme O Sorriso de Mona Lisa mostra a educadora Katharine Watson. Ela lecionava as aulas de arte, tinhas várias formas de trabalhar para proporcionar um ensino de qualidade.
    Ao começar a trabalhar em uma escola que já tinha seu próprio conteúdo a ser seguido podemos dizer que Katharine Watson se sente umpouco frustada pois ela possuía sua própria maneira de trabalhar, assim, ela começa a mostra as suas alunas que há várias formas a serem trabalhadas, abandonando a apostila e utilizando de outros recursos e materias, dispertando o interesse delas.
    Através desse filme nós educadores percebemos que há várias formas para que o aluno chegue ao conhecimento e que não é só através de um trabalhado mecanizado, e que podemos burcar novos recursos e fazer a diferença juntamente com nossos alunos.

    Sarah Cardoso de Souza
    3° Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  16. O filme "O sorisso de Mona Lisa" relata a história de uma professora de artes, onde foi formada em uma escola tradicionalista, ensinando como ser uma boa esposa e mãe. Recém graduada a professora consegue um emprego no colégio conceituado.Indignada com o conservadorismo da sociedade e do próprio local de trabalho, a professora irá tentar abrir a mente das alunas, luta contra as normas e acaba inspirando as alunas para um pensamento mais liberal, enfrentando vários desafios no colégio e com as próprias alunas.
    Um filme muito bom, com um exemplo brilhante por trás da história de Katharine, mostrando que devemos buscar cada vez mais nosso espaço na sociedade.

    Ana Rita Nogueira Fidélis
    3º Período

    ResponderExcluir