"Ao caminho entrego nosso encontro." [Caio F.]

domingo, 16 de maio de 2010

Texto discutido em sala - 14/05


Quem quer aprender a voar, precisa primeiro aprender a ficar de pé e a andar e a subir e dançar: a arte de voar não se aprende voando!

Aquele que ensinar os homens a voar afastará todos os limites, batizará a terra de novo como A Leve.

Quem quer se tornar leve e se transformar em pássaro deve se amar.

O homem é uma corda estendida entre a besta e o Super Homem - uma corda sobre o abismo.

É perigoso passar de um lado ao outro, perigoso ficar no caminho, perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar.

O que há de grande no homem é que ele é uma ponte e não um fim: o que se pode amar no homem é que ele é uma passagem e uma queda.

Por trás dos teus pensamentos e teus sentimentos, irmão, há um soberano possante e um sábio desconhecido. Ele mora no teu corpo, é teu corpo.

Há mais razão no teu corpo que na tua melhor sabedoria. Há sempre um pouco de loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.

E mesmo eu, que estou voltado para a vida, acho que as borboletas, as bolhas de sabão e o que se assemelha a elas entre os homens são o que melhor conhece a felicidade.

Ver voar essas alminhas leves, loucas, graciosas e móveis - isso dá a Zaratustra vontade de chorar e cantar.

Eu não poderia acreditar num deus que não soubesse dançar.

Agora sou leve, agora vôo, agora me vejo abaixo de mim mesmo, agora um deus dança através de mim.

Estou agora diante do meu último cume. Tenho diante de mim meu caminho mais duro. Começo minha corrida mais solitária.

Acima da tua cabeça e além do teu coração. Agora a coisa mais doce em ti deve se tornar a mais dura.

Precisas subir andando sobre ti. Mais alto, mais alto até que as estrelas fiquem lá embaixo.

Céu acima de mim, céu puro. Profundo. Abismo de luz. A te contemplar tremo de desejos divinos. Saltar na tua altura - eis o meu abismo. Esconder-me na tua pureza, eis minha inocência.

Todo a minha vontade é só voar, voar para entrar em ti!

O belo corpo vitorioso em torno do qual tudo se transforma em espelho.

O corpo ágil, o dançarino cujo símbolo é alma feliz consigo mesma.

Toda alegria quer a eternidade, a profunda, profunda eternidade.

Assim fala a sabedoria do pássaro: Não há alto nem baixo. Lança-te para todos os lados, para frente, para trás, homem leve. Não fala mais. Canta.

Texto de F. Nietzche, Assim Falava Zaratustra

8 comentários:

  1. Oi Lígia!
    Texto muito bonito! =)

    Jéssica Semionato
    3º Período - Pedagogia

    ResponderExcluir
  2. Lígia! Não pude estar na aula sexta, mas é muito bom poder participar pelo blog, adorei o texto... Muito real e sensível! Lindo.

    Grande abraço,
    Ana Rita Nogueira Fidélis
    3º Período PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  3. Olá Prof.ª Lígia, realmente refletir sobre este texto na aula sexta foi de extrema importância além de lindo, a caminhada da vida é surpreendente. Realmente não há como pular etapas de nossas vidas, evoluímos conforme nossa trajetória, ninguém nasce sabendo e sim aprende, a saber, com o percurso da vida. Como mesmo disse aquele que ensina o homem a voar “afastará todos os limites”, devemos ser mediadores, auxiliadores do conhecimento aquele que ensina e não deixar aprender a fazer sozinho acaba por tirar sua criatividade seu limite de explorar e querer saber cada vez mais. Assim o ser humano perde seu poder de explorar o mundo, devemos deixar o amor por explorar falar mais alto, deste jeito sempre procuraremos mais respostas, soltos como pássaros.

    Amei..
    lindo....
    Grande abraço,
    Anne Elise
    3° periodo de pedagogia

    ResponderExcluir
  4. O texto é muito sublime, normalmente somos pesados e não conseguimos voar, colocamos antes de tudo que vamos fazer, dificuldades, se notarmos a natureza, parece ser tudo tão simples, nós é que complicamos, ficamos de mau humor, e muitas vezes, acordamos sem sequer dar um sorriso para o dia, não cumprimentamos as pessoas que nos cercam, ficamos muito envolvidos com nós mesmos, e deixamos de lado os detalhes da vida, faz parte da vida sonhar para ser feliz...

    Rossiane Cristina
    3º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  5. UM TEXTO BEM EMOCIONANTE QUE NOS FAZ REFLETIR PEQUENOS DETALHES, MOSTRANDO ASSIM, QUE COISAS SIMPLES TAMBÉM POSSUEM GRANDES ESSENCIAS... ADOREI O TEXTO!!
    ALINE DANIELE MATEUS, ALUNA DO TERCEIRO PERIODO DE PEDAGOGIA. UNIS/MG- VARGINHA.

    ResponderExcluir
  6. Olá Prof. Lígia
    Esse texto realmente faz refletir sobre a vida, o aprendizado e a liberdade, somos livres para aprender, porém não nascemos sabendo, a vida é um processo de aprendizagem que vai se construindo aos poucos. O texto mostra que é importante valorizar cada etapa da vida para que lentamente possamos alcançar nosso maior objetivo que é voar...
    Adorei o texto, é muito lindo!!!
    REGIANE 3° PERÍODO PEDAGOGIA UNIS/MG

    ResponderExcluir
  7. Esse texto nos faz refletir muito, pois quantas vezes pulamos etapas importantes na nossa vida, e o resultado sempre acaba nos decepcionando.O texto mostra que tudo tem a hora certa e que cabe a nós viver essas etapas intensamente.
    Thamires Toledo Brito
    3º Período Pedagogia

    ResponderExcluir
  8. Esse texto realmente nos faz pensar sobre a vida,a dar valor as coisas simples.Lendo esse texto emocionante nos faz refletir sobre as nossas atitudes,nossos pensamentos e açoes.Adorei ler, me fez pensar que devemos viver cada minuto da melhor maneira possivel e ser feliz!!!
    bjuss!!! tassia!!!!!!!

    ResponderExcluir