"Ao caminho entrego nosso encontro." [Caio F.]

domingo, 29 de agosto de 2010

Brincar para crescer

Queridas Alunas,

Nos encontramos no cyberespaço para fazer colocações sobre a aprendizagem na Educação Infantil.
No semestre anterior, foi a turma do 4° Período que "brilhou" com os comentários das leituras em sala de aula.
Agora é a vez desse período tão fértil em idéias e em produção.
Aguardo os comentários sobre o texto da revista Nova Escola: Brincar para Crescer, Edicção 218, 2008/12/01.
Abraços, Profa.Ligia.

39 comentários:

  1. A criança, com toda sua curiosidade, vai se desenvolvendo através das descobertas que faz no dia a dia. Educadores e pais devem estar atentos, criando um ambiente propício aos pequenos, estimulando-os para que se sintam seguros e capazes. Aprender brincando é mais prazeroso para a criança. Cores, formas e texturas são importantes aliados que devem estar presentes nos brinquedos. Jogos com regras ajudam na disciplina, brincadeiras com música auxiliam no desenvolvimento motor da criança.
    É importante ressaltar que cada criança aprende a seu tempo e estar atento às suas preferências. "As crianças manuseiam brinquedos e juntas se integram umas com as outras. Elas trocam entre
    si os brinquedos, os emprestam mutuamente, como pequenos favores prestados de bom coração.
    Por vezes elas se estranham, demonstram agressividade, mas logo estão de bem. Desde
    pequeninos, aflora a nossa necessidade de afeto e segurança." (+ Aldo di Cillo Pagotto,
    Arcebispo Metropolitano da Paraíba
    Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança - Como organizar brinquedos e brincadeiras - Pastoral da Criança, 2009)

    ResponderExcluir
  2. Brincar e brincadeira são coisas muito importantes, principalmente para crianças, pois é desde pequeno que se deve conhecer cores, formas e texturas para que possam desenvolver seus sentidos. O texto nos mostra a idade certa e o brinquedo ideal para estimular os sentidos das crianças e poder trabalhar com os dois lados do cérebro. E, com certeza para os pequenos é muito divertido crescer, conhecer e aprender brincando.
    JAQUELINE A. SILVA – 2º PERÍODO PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  3. Texto- Brincar para conhecer
    Artigo da revista Nova Escola

    COMENTÁRIO:
    Num mundo de tantas tecnologias de última geração percebemos que o aprendizado precisa principalmente de amor e criatividade.
    Objetos que descartamos com tanta facilidade como garrafas pet, caixas, etc, podem se transformar em peças importantes na aprendizagem.
    Lendo o texto ¨Brincar para Conhecer¨ percebemos que naturalmente ao brincar as crianças vão descobrindo o som, o tato, as emoções, enfim descobrindo o mundo. E é brincando que os professores devem estimular as crianças ao aprendizado.
    Encaixar, montar, empilhar, chacoalhar, tudo tem utilidade na exploração do mundo.
    Os professores devem garantir a variedade de materiais e escolher brinquedos que estimulem as potencialidades individuais de cada criança. Nunca esquecendo de garantir a segurança delas.
    Com paciência, respeitando as dificuldades de cada um, com amor e criatividade, os professores vão favorecendo a construção do novo indivíduo.

    Aluna: Silvia Maria Alvarenga Pereira Furquim
    2º período de Pedagogia
    Profª Ligia

    ResponderExcluir
  4. Nos dias de hoje, onde a tecnologia já tomou conta é difícil encontrar crianças que sabem brincadeiras antigas e brincam com brinquedos simples, mas de grande poder de desenvolvimento tanto psíquico quanto motor dos pequenos.
    Na reportagem da revista Nova Escola: Brincar para Crescer, Edição 218, 2008/12/01 há claros exemplos de que brincar é uma poderosa forma de aprender, principalmente para os pequeninos, pois favorece a percepção de texturas, sons, flexibilidade, limites, estimula o tato, deixa a criança viajar na sua imaginação, ajuda na concentração e raciocínio, auxilia no equilíbrio, além de todas essas vantagens ainda mexe com a auto estima das crianças e estimula a vida social.
    Professores com essa concepção, de que brincar é também aprender, abre portas para brinquedos criativos, que podem ser confeccionados com materiais recicláveis, ou materiais de fácil acesso, fazendo assim com que os pequenos tenham grandes estímulos, mas não deve-se esquecer da segurança das crianças tendo cuidados com pontas, peças pequenas e materiais tóxicos.
    Concluindo, brincar é uma ótima ferramenta para aprender, desde que haja atrativos novos para garantir o entusiasmo dos principais interessados, as crianças

    Aluna: Thamires Aparecida Maia Carvalho
    2°período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  5. Após ler o texto do artigo da revista Nova Escola “Brincar para conhecer”, pude perceber que é extremamente importante aplicar atividades lúdicas para as crianças, pois assim estes exercícios estimularão seus cérebros.
    É através de brinquedos de encaixar, montar,lançar, rebater, chacoalhar, empilhar que os bebês e as crianças irão explorar as texturas, as formas, cheiros, cores, além de experimentarem e observarem o que pode ser feito com os objetos.
    Além disso, cabe ao professor preparar um ambiente agradável, com material suficiente para todos, garantindo a segurança das crianças com peças maiores. Vale destacar que a interação das crianças uma com as outras e também a mediação do professor no estímulo à curiosidade e criatividade são muito importantes para o processo de exploração e movimento das crianças.
    A leitura deste artigo da revista pode ajudar professores a trabalharem com os alunos, observando seus comportamentos de uma forma divertida e muito interessante.

    Aluna: Suzana Ferreira Souza
    Pedagogia - 2º período

    ResponderExcluir
  6. As maiorias das pessoas acham que as creches só servem para distrair as crianças e que os jogos e as brincadeiras não têm nenhum objetivo.
    A matéria da “Nova Escola” mostra como os jogos e as brincadeiras são fundamentais para o conhecimento.
    Os brinquedos proporcionados para as crianças têm que ser coloridos e com texturas variadas. Podem também ser até de materiais recicláveis. Isso favorece uma grande variedade de movimentos e interações.

    ResponderExcluir
  7. A revista “Nova Escola” traz um artigo “Brincar para conhecer” que aponta a importância das crianças até 3 anos brincarem. Esta brincadeira não traz somente uma diversão para criança, junto com a diversão ajuda a criança a se relacionar com outras crianças e ajuda também no seu desenvolvimento. Os brinquedos como chocalho, brinquedos de encaixe desenvolve o limite das crianças, ajuda descobrir sons, pequeno, grande, leve, pesado, desenvolvendo o estimulo dos sentidos e dos movimentos.
    Conclui que as brincadeiras e o brincar são indispensável para as crianças até 3 anos, pois estimula reconhecer sons, barulhos, ajuda no seu crescimento como ser humano. Foi muito interessante ler este artigo, pois aprendi coisas que nem imagina e contribuiu para meu crescimento.

    ALUNA: Roberta Viana Clepf
    2º período

    ResponderExcluir
  8. Vivemos um momento em que as crianças não têm a oportunidade de brincar com instrumentos manuais, apenas ficam a sua disposição instrumentos tecnológicos, que podem até serem divertidos, porém não são instrutivos.
    A reportagem Brincar para Conhecer abordada na revista Nova Escola mostra o quanto é importante para a criança brincar, com os instrumentos adequados a sua idade e os tamanhos ajustados para que não ocorra acidentes.
    As diferentes formas, texturas, cores e tamanhos possibilita a criança várias maneiras diferenciadas para o momento brincar e aprender, que exercita os dois lados do cérebro.
    Cabem as professoras e mães dar as crianças este momento de brincadeiras que além de divertido é muito instrutivo.
    Stefânia Zanin Baldim

    ResponderExcluir
  9. Crianças quanto ao seu envolvimento com jogos lúdicos e de exercitação tornam – se cidadãos com capacidade de observar o meio de uma forma diferenciada, ampla e crítica. Utilizando assim instrumentalidade adequados a sua idade e formando um ambiente divertido e diversificado em criatividade.

    ResponderExcluir
  10. Através da matéria da revista Nova Escola sobre “Brincar para Conhecer” pude observar o quanto é interessante o professor conhecer bem a idade da criança para trabalhar melhor e como é importante cada brincadeira, cada atividade que for aplicada. As variedades dos materiais usados como: bolas, rolos de espumas, instrumentos musicais, jogos de encaixar, garrafas coloridas, cortinas de náilon e o tamanho destes são itens a serem observados.
    O projeto institucional “Brincar é explorar! Que fala dos planos de aula para que o professor possa se organizar melhor; os objetivos, tempo estimado, material necessário, o desenvolvimento e suas etapas e a avaliação.
    “Os dois lados do seu cérebro” que exerce um ponto muito importante para o aprendizado. “A inteligência espacial ou visual, inteligência cinestética, inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal”
    Foi uma leitura de muito aprendizado - Maura de Souza.

    ResponderExcluir
  11. Com base no texto lido - Brincar para conhecer / Artigo da revista Nova Escola – pude perceber a importância do brincar nas idades iniciais das crianças, mas um brincar evolutivo, que além de divertir e distrair este também desenvolvem muitas qualidades e constrói conhecimentos. Tudo isso ocorre a partir da escolha certo do brinquedo, tendo um objetivo, pensando no que aquele brinquedo pode trazer de beneficio para quem o utiliza, principalmente averiguar se não tem possibilidade de acontecer um incidente, escolher um espaço correto para essas atividades, entender o tempo da criança, e além de tudo ser um observador, pois assim é possível compreender e acompanhar o desenvolvimento destes. Portanto fica concluído a importância e a diferença que faz a criança brincar e assim socializar.

    Vanessa Marlene Mendes - 2º Periodo de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  12. BRINCAR PARA CONHECER

    artigo da revista nova Escola


    As brincadeiras e os brinquedos estimulam as crianças no desenvolvimento psíquico e motor, ajuda no conhecimento de diversas texturas, formas, pesos, cores e som de diferentes maneiras, estimulando a concentração, a imaginação e o raciocínio.


    Tatiana de Fátima Honório Pereira
    2º período de pedagogia

    ResponderExcluir
  13. Apos ler o artigo da revista nova escola, fiz uma reflexão sobre os brinquedos das minhas filhas e os meus, eu quando criança brincava de amarelinha, de roda e pique-pega, hoje minhas filhas alem de não saber o que é isso não se interessam por saber. Bolas, brinquedos feitos a mão não são legais pra elas porque computadores, vídeo-game e TV são o que chamam a atenção delas, me lembro que fiz entrevista em uma escola onde as crianças assistiam TV ao invés de brincar de roda, ou seja, as próprias educadoras hoje preferem colocar TV ligada ao fazer uma atividade educativa, pois a TV é mais simples não dá trabalho.
    Em minha opinião, deviam voltar a ser como antes, onde cantávamos pra lanchar, pra entrada e saída da escola, ate quando alguém visitava a nossa sala era com musica que nos recebíamos aquela visita.
    Gostei muito da reportagem e das dicas de jogos de exercício que são apontados pela revista.


    aluna : Regiane Pereira Lemes Costa.
    2ºPeriodo de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  14. Após a leitura do texto brincar para conhecer, pude perceber a importância de trabalhar com as crianças através de brinquedos pois ajuda no desenvolvimento da criança. Precisamos escolher os brinquedos certos pois se escolhermos errados podemos causar riscos para a criança.

    Aluna:Maria Helena de Carvalho.
    2°Período de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. De acordo com o artigo da revista Nova Escola, entendi que brincar ajuda a desenvolver a criatividade da criança, embora para turmas de creche isso seja apenas um passatempo. Para cada idade há um brinquedo adequado desde aqueles que fazem barulho aos que encaixam. Ou seja brincar não apenas diverte a criança mas também contribui bastante no seu desenvolvimento.

    Marciely Cristina

    ResponderExcluir
  17. O artigo analisa a importância do jogo e o brincar no aspecto psicológico da criança, as atividades lúdicas as ensinam a interagir com o próximo, respeitando regras, desenvolvendo a imaginação, cooperação e coordenação motora fina e grossa. Fazendo com que aprendam de forma simples e expressando suas fantasias, seus desejos e suas Experiências, explorando o material e vivenciando o momento.

    ResponderExcluir
  18. Brincar para Conhecer

    Resumo do texto:Para a turma de creche os jogos e brincadeiras dados para as crianças não são passatempos e sim uma atividade para que as crianças tenham um maior conhecimento do mundo.
    As atividades lúdicas infantis são divididas em três tipos: Jogos simbólicos, de regras e de exercício.
    Nos jogos simbólicos a criança explora da imaginação, a criança pode ser uma fada, um príncipe, um médico e varias outras coisas que sua imaginação mandar; ou seja, neste famoso jogo simbólico, a criança abusa e viaja da sua imaginação.
    O jogo de regra necessita de muita atenção, raciocínio e também de um pouco de sorte; como por exemplo o jogo de xadrez, o bingo, entre outros.
    Com isso, os dois jogos (simbólicos e de regra) fazem parte dos jogos de exercício.
    Brinquedos de fazer barulho, montar, lançar, empilhar, encaixar, tem muitas formas de trabalhar. As crianças interagindo com esse modelo podem perceber e diferenciar formas e cores, pequeno e grande, entre outros.
    É interessante saber que as crianças se aprimoram dos jogos de exercício de forma diferente, ou seja, varia de acordo com a idade. Enquanto bebês se entreterem com formas e cores, crianças de 2 e 3 anos concebem novas funções para objetos por meio da experimentação.
    Para ficar uma atividade mais reforçada, os brinquedos devem ser escolhidos com bastante movimentos, cores e tamanhos, para maior estimulo da criança; O espaço também é muito importante, deve ser grande e organizado. Não podemos esquecer também que as peças devem ser de tamanho maior que o da boca do bebê.


    Conclusão: Aprender brincando é muito interessante e prazeroso para as crianças, pois eles se desenvolvem muito através dessas descobertas. Objetos que são descartáveis se tornam preciosos para as crianças e muito importante na aprendizagem. Através das brincadeiras as crianças além de aprender a diferenciar objetos, sons cores e formas, aprendem também a conviver umas com as outras. Enfim é uma ótima opção para professores trabalharem com as crianças, pois em cima deste trabalho os professores podem observar o comportamento das crianças e trabalhar muitas coisas interessantes com elas.


    Aluna: Adriana Alves da Silva
    2º Período de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  19. O brincar é algo essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança, pois faz com que ela pense, descubra.
    A criança passa a desenvolver uma capacidade maior, como a coordenação motora.Esse texto nos ajuda saber qual os brinquedos certos para cada faixa etária.Dessa maneira fazendo com que aprenda brincando de uma forma diferente e com um retorno maior.
    Pois as brincadeiras e os brinquedos fazem parte da vida de uma criança!!!

    Aluna:Tatiana Dionísio Resende
    2º período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  20. A sociedade está em constante transformação e a introdução da criança ao mundo tecnológico, acontece de forma cada vez mais precoce. Com isso a relação entre e com as crianças mudaram, mas na infância ainda é muito importante que a criança tenha a oportunidade de experimentar diversas possibilidades de aprendizagem. No artigo encontramos argumentos e noções de como, quando e qual brinquedo usar em cada faixa etária. Através da brincadeira é possível que a criança descubra os limites do corpo, trabalhe os sentidos e os movimentos e desenvolva habilidades. Segundo Fröbel, ao introduzir o brincar para educar e desenvolver a criança, o brinquedo permite o estabelecimento de relações entre os objetos do mundo cultural e a natureza, unificados pelo mundo espiritual.

    ResponderExcluir
  21. As brincadeiras sempre fizeram parte da infância,poder alia-las ao desenvolvimento das crianças é ótimo,estimular os sentidos,percepções é essencial para que elas explorem cada vez mais!.

    Pâmela Andrade
    2°Período Pedagogia

    ResponderExcluir
  22. O texto Brincar para conhecer, retrata várias opções para se trabalhar com a criança dentro da sala de aula. Pois são brincadeiras com o intuito de desenvolverem na criança, a percepção, as diferenças, os descobrimentos, as movimentações e interações, ao distinguir os sons e no seu equilíbrio. Estes são algumas das dicas que ela citou. Com isso as crianças começam a ter um desenvolvimento melhor. Mas temos que ter muito cuidado, para trabalhar de maneira correta e também para não por a vida dos pequeninos em risco, levando peças que tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e que sejam feitas com tintas atóxicas. E por estarem no período da descoberta estas atividades lúdicas são fundamentais para o conhecimento de tudo em sua volta.

    Mayra Cristina Roque
    2º Período Pedagogia

    ResponderExcluir
  23. A partir dos brinquedos muitas coisas podem ser ensinadas para as crianças como cores, formas, barulho, tamanhos.
    Na escola-creche onde trabalho pode notar bem isso, as crianças se interessam mais pelos bem coloridos, os que fazem barulhos, os que se move, se interessam por aqueles que interagem com elas.
    Os brinquedos desenvolvem os sentidos, o pegar e jogar, a audição, o paladar porque tudo colocam na boca e a percepção.
    Sempre que for dar um brinquedo procure os educativos com finalidades de desenvolver as habilidades da criança.

    Fabiana Aparecida de Oliveira
    2º pedagogia

    ResponderExcluir
  24. Nesse texto percebe que a criança tem como um destino passar por fases que são importantissimas para seu desenvolvimento.
    A criança desde que nasce tem seu própio conhecimento e percepção, lembrando que cada idade tem, seu brinquedo apropiado.
    Tanto a familia quanto a escola, quanto mais desenvolver a imaginação da criança desde pequena ou seja desde bebê, ela será mais privilegiada de conhecimento e mais resolvida para assumir problemas e logo mais convicta de seu destino.


    Glauciene Borges de Carvalho
    2º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  25. Wendynara Mendes Teodoro :

    Ao ler este texto percebi que o melhor é trabalhar o desenvolvimento das crianças desde cedo, para que ela crie o habito de criar e modificar.
    Pois a criança desde cedo possui seu própio conhecimento mas cabe ao educador e aos pais fazer ele fluir trabalhando cada idade da maneira apropiada, desenvolvendo aos poucos a percepção.
    E com isso teremos crianças mais criativas e dispostas a elaborar novas coisas e novas formas, aprendendo cada dia mais e mais, sem preguiça de fazer as tarefas e resolvendo problemas sendo eles escolares ou não com mais facilidade .

    Wendynara Mendes Teodoro

    2º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  26. Bom nos dias de hoje,poucas escolas trabalha com as criançaso brincar como: pique pega,pique esconde,amaelinha,xadrez e quebra cabeça que ajuda muito do desenvolvimento pedagogico delas.
    Na escola presciza tomar cuidado para fazer com que esses ambientes sejam integrados,permitindo o deslocamento das crianças e se possível agrada-las,pois casa brincadeira está estímulando o célebro de cada um deles.
    Brincar ajuda aprender a diferenciar objetos, sons cores e formas, aprendem também a conviver umas com as outras.

    ResponderExcluir
  27. Bom nos dias de hoje,poucas escolas trabalha com as criançaso brincar como: pique pega,pique esconde,amaelinha,xadrez e quebra cabeça que ajuda muito do desenvolvimento pedagogico delas.
    Na escola presciza tomar cuidado para fazer com que esses ambientes sejam integrados,permitindo o deslocamento das crianças e se possível agrada-las,pois casa brincadeira está estímulando o célebro de cada um deles.
    Brincar ajuda aprender a diferenciar objetos, sons cores e formas, aprendem também a conviver umas com as outras.


    Naiara pereira marques

    2 Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  28. BRINCAR PARA CONHECER


    O desenvolvimento da criança depois que a mesma começa freqüentar creche ou escola infantil é notável, devido às brincadeiras , brinquedos e jogos educativos.
    A criança desenvolve a criatividade, a socialização e contribui para a construção de conhecimentos sobre o mundo, além de aprender a “dividir”, ela deixa de ser individualista.
    Os brinquedos não precisam ser necessariamente comprados, o que privilegiaria as crianças de família com maior poder aquisitivo; podem ser confeccionados com material reciclável.

    Sou avó de cinco netos, reciclo para eles brincarem: caixa de fósforo, garrafa péti, caixa de creme dental, pote de margarina, pote de sorvete etc.
    Numa ocasião, eles, sem que tivéssemos planejado, pegaram potes de sorvete e colocaram na cabeça “ como chapéu “, começaram fazer batucadas com as garrafas, transformando a brincadeira em uma “bandinha”, fiquei impressionada com a criatividade deles.

    Precisamos tomar cuidado com os brinquedos pequenos, pois pode correr o risco da criança colocar na boca. Quando for necessário cortar esse material, deverá ser lixado para não machucar as crianças.
    O professor deverá organizar os brinquedos em cantos da sala, cada canto com um tipo de brinquedo, e se algum canto for menos freqüentado, deverá mudar as posições ou tipos de brinquedos.
    Deverá ter quantidade suficiente de brinquedos do mesmo tipo. A criança tem o costume de querer igual ao do colega.
    A própria criança irá se identificar com o tipo de brinquedo. Uns irão para as brincadeiras de empilhar peças e outras vão preferir os que produzem sons.
    Com o tempo o professor deverá substituir os brinquedos; passado algum tempo poderá voltar os mesmos, pois para a criança será outra novidade, pois com os mesmos eles poderão criar outra brincadeira.
    As crianças tem muita imaginação, cabe a nós educadores criar meios para elas desenvolverem suas criatividades.






    Idalina Roschel Christe
    2º período - Pedagogia

    ResponderExcluir
  29. Muito bem meninas!
    Estou gostando muito da participação.
    Um bom educador está sempre atento à artigos, livros, palestras,filmes, enfim...tudo o que se relaciona a sua área de atuação.Isso é Educação Contunuada.
    Parabéns
    Profa.Ligia

    ResponderExcluir
  30. BRINCAR PARA CONHECER
    Nós, enquanto educadores principalmente, temos que estar atentos ao desenvolvimento de cada criança para utilizarmos os materiais e recursos adequados a cada fase e assim aprimorar o conhecimento de cada uma de forma prazerosa.

    Joana D'Arque
    2º Período - Pedagogia

    ResponderExcluir
  31. BRINCAR PARA CONHECER

    Como vemos, no artigo "Brincar para Conhecer", da Nova Escola, o "Brincar" proporciona a criança a oportunidade do conhecimento, tanto pessoal, quanto do mundo a sua volta.
    Se faz necessário que o "Brincar" seja, realmente levado a sério pelos profissionais da área, buscando sempre novas maneiras de oferecer a criança o desenvolvimento próprio de cada faixa etária.

    Adriene
    2º Período - Pedagogia

    ResponderExcluir
  32. Bom o texto nos diz muitas coisas,como o ao de conhecer como é cada criança e seus modos de brincar e interagir e com tudo isso podemos aprender como lidar com elas, jogos que as incentivam e as fazem pensar.Onde tudo tem um sentido e um porque um modo do que é e se pode e deve fazer com relaçao aos alunos.

    Juliana Dias de Oliveira
    2ºPERÍODO- PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  33. Fabiana Paula comenta:

    Ao ler o artigo Brincar pra conhecer pude perceber o quanto é importante a criança brincar na infância.
    Também observei que garrafas coloridas, jogos de montar, jogos de encaixar.bolas,rolos de espuma, intrumentos músicais são fundamentais para a contrução das crianças.
    Enfim é de extrema importãncia a exploração destes desde 2 aninhos pois dessa forma eles poderão conhecer funções de objetos por meio de experimentação.
    Fabiana Paula Chagas 2º período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  34. É fundamental na vida das crianças nos três primeiros anos de vida, brincar para conhecer. As brincaeiras de montar, empilhar, encaixar, chocalhos proporcionam a elas já o começo de explorarem o mundo.Com as brincadeiras elas começaram a se conhecer e perceber o diferente, com os sentidos como: o tato, o paladar, audição olfato e visão fazem com que o mundo tenha sentido maior na sua infância.A personalidade já é criada na infância é extremamente importante a criança ser rodeada de amor, atenção e carinho.

    ResponderExcluir
  35. Hoje em dia as crianças não têm a oportunidade de brincar com brinquedos manuais, apenas ficam a sua disposição instrumentos tecnológicos, que podem até serem divertidos, porém não são instrutivos. A tecnologia é importante,existem jogos interessantes,mas muitas vezes tem tomado o lugar dos jogos manuais,que são de grande importância para o bom desenvolvimento da criança.O artigo mostra a importância do jogo e o brincar no aspecto psicológico da criança, as atividades lúdicas as ensinam a interagir com o próximo, respeitando regras, As brincadeiras sempre fizeram parte da infância,para um bom o desenvolvimento das crianças é ótimo,estimular os sentidos,percepções é essencial para que elas explorem cada vez mais suas criatividades.Posso concluir que é importante que os pais,professores mostrem para as crianças a importância de ter contatos com jogos manuais.Pois estimula aprender cada vez mais.

    ResponderExcluir
  36. Aluna: Marcilene
    Texto Brincar para Conhecer

    Para crinças de até 3 anos temos que ter o máximo de cuidado com os brinquedos pequenos,pois são facilmente ingeridos. Por isso, nessa idade, os brinquedos devem ser maiores do que a boca aberta da criança.
    Variedade de brinquedos estimula a curiosidade da criança e com isso eleva a aprendizagem permitindo o conhecimento de cores,barulho,quantidade,peso.Estimular as crianças com perguntas é um incentivo, principalmente para aquelas que tem dificuldade na fala. Paciência, carinho, atenção são os melhores e maiores brinquedos que temos que ter com todas as crianças, principalmente no começo da aprendizagem, para que se tornem adultos capazes de interpretar, analisar,conquistar e corrigir os erros do mundo.

    2ºperíodo
    Pedagogia
    Profª Lígia

    ResponderExcluir
  37. O artigo menciona a influencia da mídia sobre as crianças de hoje deixando em destaque a vulgaridade e a exposição das crianças, causando a diminuição do período da infância que e fundamental para elas.
    Ela cita também uma forma de educação mais visada para o lado da cultura brasileira que e tão rica e vasta citando principalmente a musica. Ela resolve educar com mais qualidade usando a musica e introduzindo a dança e o relaxamento, o que incentiva o aluno a se interessar mais pelas aulas.

    ResponderExcluir
  38. Hoje em dia é bastante comum as crianças não terem tempo para brincar, já que tem a 'agenda' bastante cheia, devido as atividades extra curriculares, como, dança, inglês, natação, fazendo com que o brincar tenha que ficar sob responsabilidade da escola.O brincar é muito importante, pois não é um tempo ocioso, pelo contrario, é um momento de grandes aprendizados, já que a criança desenvolve a coordenação motora, a matemática,a lógica, além de valores como o emprestar, entre outros.

    ResponderExcluir
  39. Aluna: Bianca Ap. Mendes

    Brincar Para Conhecer

    É muito importante saber que brincar também auxilia no desenvolvimento psicologico e motor das crianças.
    Usando brinquedos adequados para cada faixa etária, as crianças estarão sendo estimuladas a usar varias partes do corpo e do cerebro explorando a inteligencia e a criatividade, preparando-as para novos campos da aprendizagem.

    ResponderExcluir