"Ao caminho entrego nosso encontro." [Caio F.]

domingo, 17 de outubro de 2010

A Evolução do Desenho Infantil

Queridas Alunas do 2° Período de Pedagogia

Temos trabalhado vários conceitos sobre Arte na educação Infantil o próximo , sobre o desenho requer uma leitura no cyber espaço sobre :Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil – Thereza Bordoni
Aguardo vocês aqui, nesse ambiente virtual com seus comentários.
Abraços, profa. Ligia.

17 comentários:

  1. Descoberta de um universo: A evolução do desenho infantil

    Aluna: Silvia Maria Alvarenga Pereira Furquim
    Profª Lígia
    2º período de Pedagogia

    A expressão é uma necessidade própria do ser humano, vê-se isso desde a pré-história onde os homens desenhavam sua realidade nas paredes das cavernas.
    As pesquisas do final do século XX trouxeram informações importantes sobre o desenvolvimento artístico e o processo criador da criança.
    Cada idade tem suas características próprias de habilidades, de descobertas, entendimento e reprodução da realidade.
    O desenho é muito importante no cotidiano infantil. Ao rabiscar e desenhar a criança expressa sua sensibilidade. O desenho é uma linguagem onde ela se comunica, se expressa, se desenvolve mostrando sua maneira de ver e de pensar o seu mundo. Ele deve ser espontâneo, valorizando a auto-expressão.
    Portanto, o desenho infantil é um universo rico a ser explorado e principalmente respeitado. Não existe certo ou errado, bonito ou feio, existem formas diferentes de expressão e diferentes fases de desenvolvimento pessoal que devem ser trabalhadas para a formação da identidade do indivíduo.
    Como futuras professoras, devemos estimular a criação e liberdade de expressão das crianças sem imposições e restrições, para que o desenho seja espontâneo e prazeroso visando representar a realidade e os sentimentos, sem medo de errar, de ser criativo e sim para ser livre.

    ResponderExcluir
  2. DESCOBERTA DE UM UNIVERSO: A EVOLUÇÃO DE DESENHO INFANTIL


    Aluna: Tatiana de Fátima Honório Pereira
    Prof,: Lígia
    2º Período de Pedagogia


    " O DESENHO INFANTIL É UM UNIVERSO CHEIO DE MUNDOS A SEREM EXPLORADOS."

    A maneira de desenhar da criança varia muito da idade, devemos estimular oferecendo diferentes tipos de desenhos, obras de arte, leituras,a observação de diversos tipos de objetos, cenas e pessoas. O importante é respeitar os rítmos se cada criança e permitir que ela possa desenvolver livremente, sem intervenções.
    o desenho ajuda a criança a se expressar, criar, desenvolver a imaginação, a escrita,a reflexão, sensibilidade e a descoberta da relação entre desenho, pensamento e a realidade.

    ResponderExcluir
  3. Descoberta de um Universo: A evolução do desenho Infantil
    Thereza Bordoni
    Nome: Tamires Pereira Penha
    2° Período de Pedagogia
    Acredito que os primeiros desenhos feitos pelas crianças são mais simbolistas do que realistas.
    Cada criança tem uma maneira diferente para o desenho e elas vão adquirindo habilidades no decorrer do tempo.
    O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar de registrar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada fase, o desenho tem um caráter próprio.
    Começa por simples riscos ainda desprovidos de controle moto. Em seguida, o desenho cria formas e as crianças têm a intenção de reproduzir algo. Com quatro e cinco anos começa a fase das paisagens, casinhas, flores e animais. Até chegar ao realismo, que já dão uma impressão de profundidade e distância.
    Concordo quando Luquet diz “A principal atitude do educador deve ser de deixar a criança desenhar o que quer, propondo-lhe temas sempre que ela necessite e, sobretudo quando lhe pede. Ou seja, DEIXÁ-LA DESENHAR COMO QUER, A SEU MODO!

    ResponderExcluir
  4. Descoberta de um Universo: A evolução do desenho Infantil
    Thereza Bordoni

    Thainara Morais Meneguelle Pereira

    A criança tem que ser valorizada em qualquer desenho pois e suas expressoes que estao espostas numa folha representado pelo o desenho infantil. Eu por exemplo fico encantada com os desenhos da minha turma de 2 anos. Sao expressos com muito entusiasmo e sentimentos. Cada criança tem sua forma de expressar seus desenhos. Cada criança tem uma fase de rabiscaçao ai vem as reclamaçoes rabiscaçao no sofa, parede, cadeira e etc. Mas temos que respeitar seu entusiasmo.
    Crianças tem que desenhar sim de qualquer forma e expressoes.

    ResponderExcluir
  5. Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil

    Nome: Suzana Ferreira Souza
    2º período de Pedagogia
    Profª Lígia

    É através do desenho que a criança se expressa. A cada etapa de seu crescimento as linhas, as formas vão mudando e é papel do professor estimular o contato com diferentes tipos de artes para que cada vez mais as crianças possam se expressar de diversas formas.
    É por meio do desenho que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos. Além disso, o desenho está também intimamente ligado com o desenvolvimento da escrita; exercendo uma verdadeira fascinação sobre a criança.
    É preciso incentivar cada vez mais as crianças a desenharem, observando cada estágio, estimulando sua expressividade, apreciando assim, este universo cheio de mundos a serem explorados.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Até que a criança aprenda a escrever, o desenho é a unica forma de se expressar no papel.Por isso, cabe não só as professoras, mas também a própria familia a incentivar a criança a desenhar cada vez mais.Para que o momento do desenhar não se torne apenas uma atividade, mas um momento em que a criança descarregue tudo o que ela tem e sente.Além disso, o ato de desenhar não desenvolve apenas a coordenação motora, mas também a imaginação, segurança ao 'pegar no lápis', e desenvoltura.

    Letícia
    2° Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  8. Descoberta de um Universo: A evolução do desenho Infantil
    Thereza Bordoni
    Nome: Thamires Aparecida Maia Carvalho
    2° Período de Pedagogia

    Desenhar é preciso, principalmente para as crianças, pois estão em grande desenvolvimento. A cada faze de desenvolvimento as formas de desenhar vão mudando.
    É assim, através do desenho que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade.
    É por meio do estimulo de desenhar que se desenvolve também a habilidade de escrita, tão importante na vida adulta.
    São vários os benefícios para um criança que desenha, o papel do professor nesse sentido, é insentivar cada etapa desse processo de evolução do desenho infantil, pois a criança só tem a ganhar com este exercício, que também é prazeroso.

    ResponderExcluir
  9. Nome: Idalina Roschel Christe
    Pedagogia 2º Período

    Desenhar é uma atividade importante para o desenvolvimento da criança, pois é no desenho que ela expressa sua sensibilidade, sua maneira de ver o mundo.
    Nas primeiras fases de sua vida, o desenho deve ser livre. Até os rabiscos de um criança tem o seu significado, além de desenvolver a coordenação motora.

    ResponderExcluir
  10. Texto: Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil
    Autora: Thereza Bordoni

    Para a criança, o desenho é a sua língua. Os primeiros traços gráficos produzidos pela criança são chamados rabiscos ou garatujas, que a princípio, tem somente intenção de movimento e a cor, valor secundário. Os rabiscos evoluem com a idade e logo ganham formas, cores e detalhes.
    Os desenhos são importantes para o desenvolvimento da criança. Representam suas formas de expressão, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, além de estar ligado ao desenvolvimento da escrita.
    É importante que pais e educadores propiciem condições para que a criança desenvolva suas habilidades através do desenho.

    Patricia A. G. Gouvea
    2º Período Pedagogia

    ResponderExcluir
  11. Artigo: Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil
    Autora: Thereza Bordoni

    As descobertas para as crianças vêem surgindo lentamente, cada uma de sua forma, de acordo com sua evolução. O desenho é uma delas, é uma forma de expressão, aonde a criança vai deixando fluir tudo que esta em sua mente, em sua visão de mundo. Sendo assim o desenho é uma fase muito importante, com ele pode se desenvolver muitos talentos e até mesmo entender o psicológico da criança.
    É importante ressaltar que o desenho está totalmente interligado com o desenvolvimento da escrita; É a partir deste que ela surge.
    Entretanto fica ressaltado que o desenho é uma marca essencial na infância que pode acarretar em conseqüências em um futuro próximo se não desenvolvido de maneira correta. Desenhar faz parte da nossa vida humana desde os primórdios da caverna, isso jamais deve ser tirado da criança, com ele podemos acompanhar toda a evolução infantil e também deixar registrado muitas lembranças.

    Aluna: Vanessa M. Mendes
    2º Periodo Pedagogia - UNIS - MG

    ResponderExcluir
  12. Artigo: Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil
    Autora: Thereza Bordoni
    Nome: Jaqueline Aparecida da Silva
    2º período Pedagogia

    Os desenhos que cada criança faz desde muito pequenas, em quelquer lugar que seja, nada mais é que uma forma de expresar seus sentimentos, emoções, imaginação e imagens que fazem parte de seu cotidiano.Nós como pedagogas devemos incentivar o desenho como forma de brincar e de registrar seus momentos, afinal é ele que marca o desenvolvimento da infância. Devemos também impor limites, mas sem proibir, pois através dos traços desenhados podem desabafar seus sentimentos que muitas vezes não conseguem expressar através de palavras.

    ResponderExcluir
  13. Título:Descoberta de um Universo:A Evolução do Desenho Infantil
    Autora:Thereza Bordoni
    Nome:Tatiana Dionísio Resende
    2°período Pedagogia

    Os desenhos tem um papel muito importante para as crianças desde muito pequenas.Sendo uma maneira de expressar seu sentimentos, sua imaginação, seus medos e frustrações.
    Além de ser algo que as crianças adoram desenvolvem a coordenação motora e o intelecto.
    E lembrar que é fundamental para o processo de Ensino e Aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. Título: Descoberta de um Universo:A Evolução do Desenho Infantil

    Autora:Thereza Bordoni

    Aluna: Mayra Cristina Roque
    2º período Pedagogia


    As descobertas dos desenhos para as crianças, começam desde pequenos, pois é a partir de quando desenham que elas criam, imaginam, descobrem, se expressam, enfim coloca em um papel tudo o que sabe sobre o mundo, o que sentem, mas sempre desenham o que presencia em seu cotidiano, o que faz parte de seu dia-a-dia.
    É bom lembrar que o desenho faz parte da vida de uma criança, por isso nós adultos sempre temos que incentivar a criança a desenhar, afinal ela pode ter grandes sofrimentos no seu futuro. E além de tudo ela é um dos meios de aprendizagem que as crianças adoram.

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Maura de Souza
    Pedagogia 2º Período

    Descoberta de um universo:A evolução do desenho infantil.
    Autora: Teresa Bordoni.

    Segundo a autora Teresa Bordoni, o modo da criança expressar pelo desenho é a representação da imagem do adulto e do ambiente em que vive.
    Ela deixa sua marca registrada em tudo que o adulto mais gosta (livros e folhas),o gesto associa no prazer da inscrição.
    O desenho esta ligado ao desenvolvimento da linguagem escrita e a produção mais definida no decorrer da idade,pois tenta imitar o adulto.
    A partir dos 2 anos já é capaz de produzir seus primeiros rabiscos (garatujas).
    A marca do desenvolvimento da infância a cada estágio assume um caráter próprio.
    Por meio do desenho a criança cria e recria individualmente sua maneira de ver o mundo.
    Conforme a autora, a criança deve ter a liberdade para que seu desenho seja uma criação só sua, secreta.

    ResponderExcluir
  16. Autora: Tereza Bordoni

    Os desenhos infantis fundados e inspirados por varias concepções e também são fundamentados pelos estudos de vários pesquisadores como Luquet que fala dos erros imperfeições e a falta de atenção nos desenhos infantis concordo com essa afirmação por explicar que a criança tem uma facilidade natural para o realismo e isso quer dizer que a criança percebe mesmo com falta de atenção a realidade em que vive e mostra isso em seus desenhos que não são perfeitos e portanto a criança vai construindo seu mundo desenhando, errando, e crescendo o que permite o seu desenvolvimento mental.Concordo também com Sully que vê o desenho infantil como uma arte embrionária,ou seja não podemos avaliar o desenho de uma criança só para o lado do real do original, mas também para o lado do imaginário, simbólico porque a criança vive em um mundo real mas se imagina em outro, que é o mundo do adulto da qual ela faz parte e muitas das vezes ela desenha de acordo com as coisas que ela vê nesse mundo se imaginando em outro mundo isso porque a criança tem uma capacidade imaginação, de faz de conta muito maior que a do adulto e portanto nem tudo que ela desenha é verdade.O desenho passou por vários estudos e isso lhe propôs descobertas e transformações e umas das descobertas que eu acho muito importante é a da psique da criança que defende a originalidade da criança ou seja ela desenha o que ela vive e isso é importante porque a partir daí podemos entender a criança seus sentimentos, suas vontades através do desenho tendo a certeza que ela se manifesta através de seu raciocínio.a criança expressa seus sentimentos através do desenho e as vezes desenha ela fazendo alguma coisa que viu outra pessoa fazer por isso nos como adultos temos que incentivar a criança a rabiscar(garatujas) ate porque não é somente uma maneira dela se expressar mas ajuda a se desenvolver e com esse contato com desenhos suas próprias obras ficam melhor porque ela vai crescendo e sua capacidade de pensar raciocinar fica bem maior.Percebemos que o desenho é essencial na vida da criança porque podemos ver suas mudanças, evoluções, pensamentos, ou seja podemos perceber seus sentimentos seus desejos conhecendo-a como ser humano e por esse motivo temos que ter conhecimentos teóricos e práticos sobre o assunto porque temos que saber analisar os desenhos infantis com cuidado, com cautela, com paciência para sabermos o que realmente a criança quer dizer .De acordo com os 4 estagio de Luquet distingue levado em conta a idade e acultura é mais do que provável que na medida que as crianças vão crescendo e o contexto que ela vive vai mudando seus desenhos vão passando por transformações também.Com a analise Piagetiana observa-se o desenho faz parte da vida da criança desde muito cedo e com ele a criança vai se manifestando e mudando seu jeito de desenhar mas é porque o próprio desenho favorece o desenvolvimento mental da criança e ela vai adquirindo novos conhecimentos como noção de sexo, cor, lado, forma, identidade, ser humano entre outros.Com a analise de psicólogas e pedagogas temos que analisar o desenho da criança de acordo com as faixas etárias e saber fazer isso respeitando, incentivando os desenhos mas nunca achando feio ou errado porque cada um tem um jeito de se expressar.Por isso que nos como futuras professoras temos que fazer que a criança tenha contato com a arte que pode ser através de varias maneiras, temos que saber fazer a leitura desses desenhos porque a arte é essencial para o desenvolvimento da escrita porque um atribui para que o outro aconteça e porque através da arte com uma pedagogia nova podemos transformar a educação formando indivíduos ativos, críticos, sensíveis e capacitados com vários conhecimentos em busca de uma sociedade melhor.
    JAINE KELLY DE OLIVEIRA. 2ºPERIODO DE PEDAGOGIA 2010.
    LIGIA.

    ResponderExcluir
  17. Olá professora Lígia, meu nome é Liliane e não sou sua aluna,curso Pedagogia, estou realizando minha monografia sobre , Um universo a ser explorado:o desenho infantil, a senhora me autoriza utilizar suas referências sobre o tema, ou se for possível pode me indicar bibliografias, desde de já agradeço!

    ResponderExcluir