"Ao caminho entrego nosso encontro." [Caio F.]

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Elaboração de Roteiro de apresentação de filmes para crianças na educação infantil

No ato cultural de preparar um filme para ser apresentado para as crianças, é necessário pensar procedimentos que possam garantir o sucesso do trabalho. Dessa forma, as alunas após o envolvimento com a literatura escrita e oral, no desenvolvimento do PIC, estudaram formas de promover o imaginário infantil através da apresentação de filmes que contemplam contos infantis, muitos deles clássicos da literatura.

14 comentários:

  1. PAMELA GUIMARÃES LIMA GARCIA – 1º PERÍODO PEDAGOGIA
    1º etapa construção do roteiro: Filme “TARZAN”
    >>>Público-alvo: Crianças de 05/06 anos.
    1. Justificativa:
    Para realizar-se, o homem cria um mundo imaginário, um mundo de lembranças, de jeitos, costumes, hábitos, instituições, modos, gestos, belezas, ritos, celebrações, gritos, sons, musicas, retratos, danças, representações, imagens e silêncios.
    (Segundo Certeau, 1994)

    2. Destacar três objetivos educacionais:
    • Vamos trabalhar com a proteção da natureza, pois no filme retrata bem esse “universo natural” e o convívio do homem com a mesma. Pois em determinado momento do filme aparecem homens (caçadores) com interesse econômico e tentam prejudicar a natureza de alguma forma, mas Tarzan que é praticamente o protetor da floresta não deixa por isso mesmo;
    • Trabalharemos também com diferenças culturais, pois o Tarzan criado na floresta se apaixona por Jane, uma mulher criada na cidade numa classe social elevada.
    • Contudo, trabalharemos posteriormente com a coragem, pois no desenrolar do filme Tarzan demonstra ter força de vontade e muita destreza em varias situações de perigo e salvamento.

    3. Antes da exibição (procedimentos):
    a) Como preparar a apresentação (local e data)
    O filme é apresentado numa sala adequada de vídeo, bem confortada, com almofadas e bem decorada em relação ao tema do filme e de acordo com a faixa etária. E a data seria no dia ou na semana do meio ambiente ou o dia da natureza.
    b) Trabalharemos sobre conceitos de animais, pode ser trabalhada sobre natureza. Por exemplo, explicando a importância da preservação da natureza. Sobre os desafios de como preservá-las.

    4. Procedimentos durante a exibição:
    Exibição do filme, com uma pausa para uma pipoca bem gostosa.
    5. Atividades a serem desenvolvidas depois da exibição:
    - trabalharemos na interpretação do filme, destacando cenas preferidas dos alunos;
    - faremos um teatro sobre o filme;
    - executaremos um exercício de caça-palavras sobre os nomes principais dos personagens do filme.

    ResponderExcluir
  2. A cultura é produzida na visão antropológica, por meio da interação dos indivíduos que elaboram os modos de pensar, sentir e agir, construído seus próprios valores. A cultura se torna então o resultado de um conjunto de fatores que constroem esse universo protegido.

    Filme Procurando Nemo

    Crianças de 7 anos

    Deficiência física de Nemo
    O amor do pai que vai ao encontro do filho seqüestrado
    As diferentes raças de peixe que encontra no decorrer do filme

    Em uma sala reservada, brinquedos que da referência do mar. Almofadas em forma de estralas do mar, animais marinhos de pelúcia, bexigas azuis penduradas lembrando bolhas no mar.

    Apresentar o filme no dia do meio ambiente para que possa conscientizar da importância dele para todos nós. Aula de ciências.

    O amor à família
    As amizades que conquistamos
    Perseverança

    Pausar o filme e conversar com os alunos as conseqüência que a desobediência aos pais pode provocar

    Fazer um labirinto cujo objetivo seja fazer com que as crianças consiga levar o pai de Nemo ao seu encontro.



    Kamila Bueno
    Adriano Silva
    1º Período, Pedagogia

    ResponderExcluir
  3. Nomes: Dalvana e Hellen
    1º etapa construção do roteiro: Filme Madagascar

    1- Justificativa : Segundo Certeau a cultura fornece aos indivíduos equilíbrios simbólicos que lhes permitam uma relativa estabilidade.A cultura é produzida na visão antropológica por meio de interação dos indivíduos que elaboram modos de pensar,sentir e agir , construindo seus próprios valores.Ela se torna o resultado de um conjunto de fatores que constroem esse universo protegido.
    Indicamos o filme Madagascar para crianças de 5 a 10 anos , está é a fase de descoberta do grande valor da amizade.

    2- Objetivos Educacionais:

    Trabalharemos no sentido :

    A)AMIZADE: A importância da amizade em diferentes etapas da vida.
    B)COMPANHERISMO:A importância de ajudar os amigos a superar suas dificuldades.
    C)DESOBEDIENCIA: Os resultados ruins que ela pode ocasionar.

    3- Antes da exibição:

    A) Prepararemos a sala com o mínimo de objetos que possam dispersar a atenção dos alunos, escolheremos o dia do AMIGO para exibição do filme.
    B) Explicaremos a importância do filme e destacaremos os objetivos educacionais.

    4- Observaremos no decorrer do filme a atenção dos alunos e se possível esclareceremos as duvidas decorrentes.

    5- Elaborar um pequeno texto enfocando as idéias principais do filme.Em seguida a ilustração representante da amizade em sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Construção do Roteiro (filme para 4º ano)
    Alice no País das Maravilhas
    1- Justificativa:
    De maneira geral, a cultura torna específica a condição humana, sendo tudo o que o ser humano elabora e produz simbólica e materialmente. Para realizar-se o homem cria um mundo imaginário.
    2- Destacar três objetivos educacionais:
    • Leitura: Devido ao fato de ser essencial para o ser humano, pois o filme inicia-se com a leitura de uma história para Alice.
    • Imaginação: Pela importância de mostrar a diferença entre o imaginário e o real, o filme ocorre no mundo imaginário de Alice.
    • Companheirismo: Pois devemos ensinar valores de trabalhar em grupo, no decorrer do filme Alice faz grandes amigos.

    3- Antes da exibição
    a) Como preparar apresentação (local e data):
    Sala de vídeo aconchegante para o aluno, será exibido no dia do amigo, devido ao companheirismo.
    b) O que trabalhar antes da exibição com conteúdo interdisciplinar?
    Realizaremos várias leituras e contações de histórias, no qual será desenvolvido o imaginário, estabelecendo assim o companheirismo entre elas.
    4- Procedimentos durante a exibição:
    Observaremos as reações das crianças perante o mundo imaginário de Alice.
    5- Atividades a serem desenvolvidas depois da exibição:
    • Realizar uma redação sobre seu mundo imaginário.
    • Em uma roda cada um contara um pouco de seu mundo imaginário, desta forma aumentando a imaginação de cada aluno pois fazem eles criarem mais.
    • Realizar uma dinâmica com o objetivo de exemplificar o companheirismo.

    Nomes: Bruna Fonseca Brito, Thaís Paula Silva Custódio.
    1º Período pedagogia 2011

    ResponderExcluir
  5. Roteiro para apresentação de filme para crianças
    Nomes: Ingrid e Lisandra
    Filme “A Dama e o Vagabundo”

    1. Justificativa:
    A cultura é produzida na visão antropológica, por meio da interação dos indivíduos que elaboram os modos de pensar, sentir e agir, construído seus próprios valores.

    2. Destacar três objetivos educacionais:
    Vamos trabalhar com a questão das diferenças de classes sociais, pois no filme retrata bem esse cenário; Trabalharemos também coma questão do preconceito; E por fim trabalharemos com a questão da alteridade (colocar-se no lugar do outro)
    3. Antes da exibição (procedimentos):

    a) Como preparar a apresentação (local e data)
    Pediremos no dia anterior do filme que as crianças tragam almofadas, pois o filem será apresentado numa sala adequada de vídeo, bem confortada. E a data seria no ultimo dia de aula da semana (sexta) da semana do dia das crianças, assim as crianças descansam a cabeça e se distraem
    b) Trabalharemos as disciplinas Geografia e história

    4. Procedimentos durante a exibição:
    Distribuir pipoca e deixar as crianças bem á vontade sem nenhuma interrupção
    5. Atividades a serem desenvolvidas depois da exibição:
    Aplicação de atividades de pesquisa de campo, onde os alunos apresentarão as diferentes realidades de classes sociais do nosso país.

    ResponderExcluir
  6. ANDREA CHAGAS,RODOLFO JOSÉ MACHADO REIS PEREIRA
    1º PERÍODO PEDAGOGIA
    1º etapa construção do roteiro: Filme A Bela Adormeçida
    >>>Público-alvo: Crianças de 05/06 anos.
    1. Justificativa:
    A transformação dos símbolos está associada com as relações sociais.Assim,ao tentar buscar-se uma diferenciação entre cultura erudita e cultura popular,deve-se,na verdade,buscar-se uma cultura que revele o homem,uma cultura humana.

    2. Destacar três objetivos educacionais:
    •trabalhar a ética
    •trabalhar a admiração pelas pessoas
    •trabalhar o amor pelo ser humano

    3. Antes da exibição (procedimentos):
    a) Como preparar a apresentação (local e data)
    preparar a biblioteca da escola,ou a sala,com cortinas escuras,criando um ambiente adequado,e usando o dia do cinema para se apresentar o filme ou o dia das crianças.

    b)como conteúdo interdisciplinar trabalharemos língua portuguesa,história,literatura infantil,educação artística.

    4. Procedimentos durante a exibição:
    após criar o ambiente propício e a motivação,as crianças irão se interessar pelo filme sem necessitar de procedimentos durante a exibição.

    5. Atividades a serem desenvolvidas depois da exibição:
    elaborar um plano de discussão,propondo um debate sobre questões referentes aos objetivos educacionais.

    ResponderExcluir
  7. 1º Etapa: construção do roteiro:
    FILME: Aladim

    1. Para realizar-se, o homem cria um mundo imaginário, um mundo lembranças, de jeitos, costumes, hábitos, instituições, modos, gestos, belezas, ritos, celebrações, gritos, sons, músicas, retratos, danças, imagens e silêncio.

    2. Os objetivos educacionais a serem trabalhados serão:

    A)índole:visto que o personagem “Aladim” comete pequenos roubos na cidade que mora, esse tema é bem conveniente a ser abordado na escola devido ao bairro que ela está localizada.
    B)diferenças sociais:devido ao fato de que Aladim e Jasmim são de classes sociais ela é princesa e ele é pobre. Este tema é bastante relevante para podermos conscientizar as crianças de que existem diferenças, mas que essas diferenças não são importantes.
    C)amizade:visto que Aladim e o Gênio da lâmpada são verdadeiros amigos, mostrando para as crianças o valor da verdadeira amizade.

    3. a) O filme será apresentado na sala de aula, porém a sala estará organizada em “U” e sendo apresentado no 1º dia de aula para interagir e tornar o ambiente mais agradável.

    b) A interdisciplinaridade será em geografia e artes, onde será trabalhada a cultura da Arábia e a sua localização.

    4.Será apresentado o filme em duas partes, com intervalos de 15 minutos para lanche, preparado pelos professores.

    5. Geografia: apresentar o mapa da Arábia Saudita comparando-a com o mapa do Brasil.
    Artes: Apresentar a cultura da Arábia e pedir para a sala fazer um teatro sobre o que mais gostaram da cultura conhecida.

    Obs: A turma a ser apresentado o filme será o 5º ano

    ResponderExcluir
  8. Construção do Roteiro: Filme Pinóquio
    Equipe: Daiana Rosa Lima - Wesley Antônio Cândido

    1- Justificativa:
    A cultura é produzida, na visão antropológica, por meio da interação dos indivíduos que elaboram modos de pensar, sentir e agir, construindo seus próprios valores. A cultura se torna, então, o resultado de um conjunto de fatores que constroem esse universo protegido.

    2- Três objetivos educacionais:
    Trabalharemos os seguintes conceitos:
    Amor entre pais e filhos;
    Amizade que guia, acompanha e mostra o caminho correto;
    Mentira que causa intriga, destrói e torona as pessoas indesejáveis.

    3- Antes da Exibição:
    a- Como preparar a apresentação:
    Preparar o ambiente, relatar as disciplinas envolvidas, o porque do filme. Será apresentado no dia 1º de Abril no datashow na sala de vídeo para alunos do 4ºano do EF1.

    b- O que trabalhar antes da exibição como conteúdo interdisciplinar:
    O não mentir, falando com a sala da importância de sempre falar a verdade.

    4- Procedimentos durante a exibição:
    Fazer comentários oportunos em momentos previamente escolhido.

    5- Atividades a serem desenvolvidas depois da exibição:
    Questionamentos sobre amor, amizade e a mentira de uma forma que se mostre a importância de não mentir. As consequências que trazem as mentiras de uma maneira que fique claro que se já mentiu que não o faça mais.

    ResponderExcluir
  9. Nomes: Jaqueline Carvalho e Cristiane Lisboa

    1º etapa construção do roteiro:
    Filme A Pequena Sereia

    1- Justificativa: Segundo “Certeau” para realizar-se o homem cria um mundo imaginário, um mundo de lembranças, de jeitos, costumes, hábitos, instituições, modos, gestos, belezas, ritos, celebrações imagens e silêncios. A transformação dos símbolos está associada com as relações sociais.

    2- Objetivos Educacionais:

    Trabalharemos no sentido:

    A) Força de vontade: Não devemos desistir perante as dificuldades.
    B) Sonho: Nenhum sonho é impossível.
    C) Proteção: A importância da proteção de um pai em nossa vida.

    3- Antes da exibição:

    A) Uma sala confortável. Podemos passar o filme na data que se comemora o dia das crianças.
    B) Pesquisaremos a melhor forma de explicar para as crianças a respeito dos objetivos educacionais.

    4- Como professores durante a apresentação deveremos manter a ordem e disciplina na sala de aula.

    5- As crianças deverão desenhar seu maior sonho e escrever sobre o que cada um representa.

    ResponderExcluir
  10. Nomes: Elaine e Jéssica M. Carvalho

    Filme: BRANCA DE NEVE

    Público Alvo: Crianças de 05/06 anos 1ª Série do Ensino Fundamental.

    1) A cultura é produzida, na visão antropológica, por meio da interação dos indivíduos que elaboram modos de pensar, sentir e agir, construindo seus próprios valores.
    (SEGUNDO CERTEAU- 1994)


    2) •Cumplicidade: Fazer o bom sem olhar a quem.
    •Companheirismo: As amizades Verdadeiras
    •Respeito: Ao próximo e a todos.


    3) •Cuidado! Não aceite coisas de estranhos.
    •Temos que ser organizados com as nossas coisas.

    a) Escolher um lugar adequado, para que todas as crianças possam ver e ouvir com atenção.
    Como forma de uma festinha ser realizada no dia 12 de Outubro, no dia das Crianças.

    b) Trabalharemos com a leitura do livro A Branca de Neve e os Sete Anões focada em Literatura e depois faremos uma interpretação de texto.

    4) Observação das crianças para saber como cada uma reage ao longo do filme.

    5) Teatro, desenhos e fantoches.

    ResponderExcluir
  11. Alunas:Camila Moreira
    Priscila Dias

    1ª Etapa Construção do Roteiro


    1- Justificativa
    "A transformação dos símbolos esta associada com relações sociais. Assim tentar buscar uma diferenciação entre cultura erudita e cultura popular, deve-se na verdade buscar uma cultura que revele o homem, uma cultura humana."
    Texto: Imaginário, individual e coletivo


    2- Destacar 3 objetivos educacionais:

    *Trabalhar o conceito da importância da família, pois o Fasa (pai de Simba) morreu tentando salvá-lo.

    *Trabalhar o conceito de amizade, pois Timão e Pumba são amigos fiéis de Simba.

    *Trabalhar o conceito de honestidade, pois o tio de Simba tramou uma armadilha e depois mentiu para pegar o trono.

    3-Ates da exibição:

    a: Como preparar a apresentação:

    Na semana da natureza reservar uma sala de vídeo para a apresentação do filme.

    b: O que trabalhar antes da exibição como conteúdo interdisciplinar:

    Trabalhar o ciclo da vida dos animais, pois o filme narra esse ciclo. (ciências)

    Trabalhar a importância dos tipos de solo de cada ambiente, pois no filme mostra uma seca.

    4-Procedimentos durante a exibição:
    Parar o filme no meio e fazer intervalo com pipocas para eles se alimentarem, permitir que vão ao banheiro e beber água, para ajudar a assimilarem melhor o filme.

    5-Atividades a serem desenvolvidas depois da exibição:

    Promover uma excursão ao zoológico.

    ResponderExcluir
  12. Ensino fundamental 3° Ano
    Roteiro para filme: A Bela e a Fera

    1) Numa abordagem mas aprofundada,é importante discutir-se sobre a contribuição da cultura no processo construtivo de identidade,cientes de que diretamente ligados de noção de identidade cultural está a noção coletiva, uma vez que a identidade se constrói em função de definição social.

    2) Diferenças de cultura: saber a lidar com as diferenças.


    3) O amor: independente do que acontece o amor supera tudo.
    a) Em uma sexta-feira, em uma sala de vídeo.
    b) Falar um pouco sobre o assunto que vamos trabalhar em cima do filme.

    4) Pedir para os alunos fazer desenho tirando uma moral da história.



    Nomes: Vanessa Pereira / Jéssica Paula

    ResponderExcluir
  13. O Mágico de Oz

    A cultura é produzida na visão antropológica por meio da interação dos indivíduos que elaboram modo de pensar, sentir e agir construindo seus próprios valores. A cultura se torna então o resultado de um conjunto de fatores que constroem esse universo protegido.

    1º trabalhar com a persistência, nunca desistir dos nossos sonhos.
    2ºtrabalhar o conceito da importância dos sentimentos, porque o homem de lata não tinha coração, por isso não tinha sentimento.
    3ºtrabalhar a coragem porque o leão não tinha coragem de enfrentar seus medos e problemas.

    Assistir o filme na sala de vídeo no dia do amigo
    Trabalhar o conceito de amizade, cultura alteridade no mundo que Dorothy desconhecia na disciplina de sociologia.

    Pausar o filme, conceituar sobre o mundo imaginário que Dorothy descobriu.

    Desenhar cada personagem com o que cada um estava procurando para si no filme.
    O homem de lata com coração
    O leão com sua coragem
    O espantalho com cérebro (inteligência)
    Dorothy voltando para casa


    Daniela Jambeli
    Norma Beatriz Nogueira

    ResponderExcluir
  14. Roteiro para exibição de filmes

    FILME: Vida de insetos
    1.Justificativa: A cultura torna específica a condição humana, sendo tudo o que o ser humano elabora e produz, simbólica e materialmente. A cultura é o elemento resultante da expressão das relações que cada indivíduo estabelece com seu universo mais pròximo, por meio da construção simbólica que realiza.


    2. Objetivos educacionais:
    - Trabalhar o companheirismo, ou seja o trablho em equipe, já que este deve ser valorizado.
    - Trabalhar sobre a preservação do meio ambiente, já que este é um assunto em pauta na mídia.
    -Trablahr sobre os animais, suas espécies, seu habitat, etc.


    3. Antes da exibição:
    -Resolvemos apresentar o filme "Vida de Insetos" na semana acadêmica do meio ambiente, que se realizará na primeira semana de junho. Levaremos as crianças na sala de vídeo ( audiovisual).


    4. Procedimentos durante a exibição do filme:
    Levaremos as crianças para a sala de vídeo, para a exibição do filme, todos as crianças deverão estar confortavelmente sentadas em sua poltronas e em silêncio.
    Trabalharemos nas disciplinas de Ciências e Ensino religioso.


    5. Atividades a serem desenvolvidas depois da exibição:
    - Levaremos as crianças á um passeio ecológico.
    - Em sala de aula, trabalharemos em equipe, para confecção de fantoches á critério dos alunos, mas estes deverão ser de animais.










    Trabalho realizado pelas alunas:
    Jéssica de Oliveira Ruela
    Mariana Correa
    1°período de pedagogia.
    UNIS- MG

    ResponderExcluir