"Ao caminho entrego nosso encontro." [Caio F.]

quarta-feira, 20 de abril de 2011

TRABALHO INTERDISCIPLINAR 2011- PIC 1° PERÍODO

Alunos e Alunas do Curso de Pedagogia-

Nos estudos de Antropologia estamos conhecendo e percebendo a importância da questão da Alteridade no movimento de aprendizagem em sala de aula.
Conhecer o outro em sua singularidade e colocar-se no lugar dele é ponto crucial para compreender as relações humanas e a maneira pela qual devemos pensar a Educação.
Somos seres de partilha, de convivência e de aprendizado. Aprendemos diante das lições do dia-a-dia e no contato com o outro , e , assim como os antropólogos, observar , perceber e organizar o pensar de forma a não nos posicionarmos de maneira radical diante de um problema com forma única de encarar a vida é imprescindível. Dessa forma , a leitura dos capítulos do Livro de Roberto Carlos, As quinze lições da Pedagogia do Amor- A Arte de Construir cidadãos( livro do semestre), requer uma leitura que possa confrontar com o universo simbólico da criança/educando.
Então, como forma de aprendizado, a leitura dos capítulos desse livro, deverá ser precedida de uma investigação atrelada ao exercício do personagem infantil que vocês escolherão para levar à escola, como parte de atividade do PIC.
Ao ler o livro e especificamente no capítulo que fala da importância da leitura e do imaginário infantil,vocês poderão compreender o quanto é importante contar histórias/ouvir histórias.

Posteriormente na apresentação que vocês farão na escola, percebam as manifestações dos alunos, gravem a apresentação conforme combinamos e deixem registrado aqui no BLOG, por grupo, as observações sobre : a recepção dos alunos diante do personagem, o envolvimento com o imaginário e as curiosidades que ocorrerão nesse encontro, como num encontro entre culturas diferentes

(assim como tem sido os encontros dos antropológos).
Aguardo as publicações.

Abraço, Profa.Ligia